Chile, maio 2017 - Atacama - Lagunas Escondidas de Baltinache


As Lagunas Escondidas de Baltinache são menos visitadas, mas são lindas!! Vale a pena conhecê-las.

Essas lagoas surgiram pela interferência do homem no meio ambiente. Nos anos 80 uma empresa começou a perfurar o solo para extração de lítio. Essas perfurações atingiram os lençóis de água subterrâneas onde, com o extravasamento, formaram-se as lagoas. Por ter sido economicamente inviável, o local foi abandonado e, posteriormente, aberto à visitação.

Ao todo são 7 lagoas a serem visitadas, uma ao lado da outra e cada uma com um formato e uma cor predominante. Também o solo se modifica ao longo do caminho demarcado e, em alguns momentos durante a caminhada, observamos o solo nu e, em outros, cobertos de sal.


A caminho das Lagunas Escondidas


Aqui não tem sinal de celular!







É preciso prestar bastante atenção onde se pisa.

A água é muito gelada e tem alta concentração de sal, o que facilita boiar. Mas nem todas as lagoas estão abertas ao banho. Somente na primeira e na última é permitido nadar. Para os corajosos que gostam de água congelante, é uma boa pedida...

O local tem banheiros com chuveiros para uma banho para a retirada do sal. Mas a água é gelada também!!

Fica uma dica: se for entrar nessa ou em outra lagoa deve levar toalhas e chinelo. Ao sair da lagoa, calçar as botas ou tênis fica complicado por causa da grande quantidade de sal na pele. Quanto ao protetor solar deve-se perguntar na entrada se é possível usar nas lagoas por questão de proteção ambiental.

Na volta para San Pedro tentamos chegar à Piedra del Coyote para assistir ao pôr do sol, mas não foi possível... uma pena. Porém o brinde com vinho e pisco estava perfeito!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário