Chile, maio 2017 - Atacama - Lagunas Altiplânicas


O passeio às Lagunas Miñiques y Miscanti, ou simplesmente Lagunas Altiplânicas, é um clássico para quem vai a San Pedro de Atacama.



O vulcão Miñiques visto do lado oposto da Laguna Miñiques.

Elas estão localizadas a cerca de 110 km de San Pedro de Atacama, pela Ruta 23, e a 4200 metros acima do nível do mar, no Salar de Talar. A entrada da atração é no valor de 5.000 (maio/2017) pesos chilenos e não é incluído no valor dos passeios.

O cenário é estonteante!! Tudo parece ter sido cuidadosamente escolhido: a cor da água, a coloração das gramíneas, as montanhas que circundam as lagoas...

Elas ficam rodeadas por montanhas que deram origem aos seus nomes, as montanhas Miscanti e o vulcão Miñiques. O que faz toda a diferença, pois formam uma moldura magnífica atrás das lagoas.

Nessa foto e nas seguintes, a Laguna Miscanti e a cadeia de montanhas
que lhe deu o nome.











A Laguna Miñiques e o vulcão que lhe deu o nome.

O topo do vulcão Miñiques.

A laguna Miñiques, em um dia nublado e muito frio!




Lagunas Altiplânicas foram formadas pelo degelo da neve da Cordilheira dos Andes e ficam bem próximas, sendo separadas apenas por uma estreita faixa de terra, que dizem ter sido um derramamento de lava vulcânica do Miñiques em tempos passados.

Estão repletas de vida animal, como as vicunhas, a gaviota andina, a tagua cornuda, flamingos, raposas, pequenos roedores, a vizcachas (uma mistura de coelho com chinchila) , etc., e o ambiente e a fauna e flora estão protegidos por fazerem parte da Reserva Nacional los Flamencos. 

O período que fomos era outono (para nós um inverno danado!). O tempo estava nublado e a temperatura baixa. O vento aumentava mais ainda a sensação de frio!

Vicunhas.

zorro culpeo (raposa).
 
Um flamingo (branco) e um bando de tagua cornuda.


Tagua cornuda.








Com nosso guia, Alex!





Nenhum comentário:

Postar um comentário