Brasil, dezembro/2007 - Praia do Forte, BA

Para uma viagem curta de três dias escolhemos conhecer a Praia do Forte, na Bahia. O lugarejo, que inicialmente era uma vila de pescadores, faz parte do Município de Mata de São João, que fica na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia.

Desembarcamos no aeroporto de Salvador, alugamos um carro e seguimos para a Praia do Forte pela rodovia BA-099, a Estrada do Coco, por cerca de 60 km. De Salvador, a distância é de 80 km. A rodovia estava em boas condições de tráfego e atualmente está sendo duplicada. Essa estrada possui pedágio.

Praia do Forte possui uma excelente infraestrutura turística, com pousadas e hotéis, inclusive sofisticados resorts, além de cafés, bares, restaurantes e diversas lojas, passando pelas lojinhas de artesanatos até as lojas de grifes.

Em parte do vilarejo, o trânsito de automóveis é proibido, fazendo com que um ar rústico e ao mesmo tempo sofisticado tome conta do lugar, com as pessoas indo de um lado para outro a pé.

Nos hospedamos na pousada Ogum Marinho, muito aconchegante e confortável. Ela fica na Alameda do Sol, na parte fechada ao trânsito de veículos. Por sinal essa rua é o charme da Praia do Forte! O local é conhecido como "a Vila", onde está grande parte dos bares, restaurantes e lojas.

A pousada.

A entrada da pousada.

O charmoso quarto no qual ficamos.

O papai noel mais "diferente" que já vimos.

A gastronomia é algo especial, os restaurantes servem pratos da culinária baiana, com suas cores e sabores marcantes. Existe um local, a Casa de Farinha, que serve beijus típicos da região e que fazem sucesso, atraindo um público muito grande. Além dos acarajés, encontrados por toda parte.

A cozinha internacional também está presente, como a italiana, a mexicana, a francesa, a japonesa, etc. Nosso ponto fraco é camarão e por lá não faltaram opções. Ficamos extasiados!

No seu litoral de 12 km de extensão, as praias são emolduradas por extensos coqueirais, com areias brancas e águas cristalinas e calmas. Possuem ainda diversos pontos com formação de corais onde surgem inúmeras piscinas naturais na maré baixa. A beleza natural nos enche os olhos!

A praia do Porto.

Nós!

Oi!

Ainda na praia do Porto.

A Igreja de São Francisco de Assis ao fundo.

Paraíso baiano.

Diversão certa para crianças e adultos!

Olha a cara de felicidade!

O acesso mais fácil às praias é pela praça da Igreja de São Francisco de Assis. A que fica em frente dela é a Praia do Porto e vários barcos ficam ancorados nessa praia. Seguindo à direita, chegamos nas praias Itacimirim e Guarajuba (que fica em frente ao Tivoli Eco Resort). Já pelo lado esquerdo da praia do Porto, temos a praia Pedra do Chapéu (em frente ao Projeto Tamar), a seguir a praia do Lorde e depois a praia do Papa Gente (em frente ao resort Iberostar) que é a mais procurada.

Essas praias, quando na maré baixa, possuem recifes que formam piscinas naturais. A média de temperatura anual é de 28° C. Mas atenção, o período chuvoso vai de maio a julho.

Praia de Itacimirim.

Ainda na praia de Itacimirim.

Na praia de Guarajuba, na lagoa formada pelo rio Timeantube.

Na praia do Lorde.

Na praia do Lorde, a maré estava alta.

Vida boa, hein?!

A beleza do lugar!

Vista panorâmica da praia do Porto. Ao fundo a igreja e o farol.

Praia do Porto.

Praia do Lorde.

Indo para a praia do Papa Gente.

Uma bela composição de coqueiros e o céu de Praia do Forte!

Mas Praia do Forte é também sinônimo de preservação da natureza. Possui uma estação do Projeto Tamar, de pesquisa e de preservação da tartaruga marinha. É uma oportunidade ímpar para conscientização. Está localizada ao redor do Farol Garcia D'Ávila, bem próximo da Vila. Para acessar o parque, é cobrada entrada e atualmente (2016) o valor é de R$ 22,00.

Na área de visitação do Projeto Tamar, encontramos tanques de tartarugas e peixes, aquários, um pequeno museu e uma sofisticada loja de souvenires, bichos de pelúcias e peças de vestuário, tudo com alusão à tartaruga e outros animais marinhos. Consumam bastante, essa é uma das fontes de financiamento do Projeto. As tartarugas agradecem!

Quem visitar Praia do Forte de dezembro a fevereiro pode participar da soltura das tartaruguinhas recém-nascidas no mar. Pena, não tivemos a oportunidade.

A placa do Projeto Tamar na praia.

Aquário de tartarugas e peixes.

Tanques das tartarugas.

Tanque de tartarugas.

Tanques de peixes.

No Projeto Tamar.

Um aquário dentro da loja do Tamar.

Encontramos também o Instituto Baleia Jubarte, que faz parte do Projeto Baleia Jubarte, um programa de proteção ao mamífero marinho. Além do Instituto de pesquisa, há um museu relacionado às baleias.

Outro ponto turístico de Praia do Forte são as ruínas da Casa da Torre de Garcia D'Ávila, também conhecido como Castelo ou Forte de Garcia D'Ávila, cujas primeiras construções datam de 1551. O nome Praia do Forte se originou dele. O estilo da construção é militar e, apesar de ser uma residência, participou ativamente da defesa dos interesses portugueses no Brasil colonial.

A edificação da Casa da Torre está localizada no Parque Histórico e Cultural, que contém também um sítio arqueológico com vestígios das construções do século XVI, além de um centro de visitação com a maquete do Castelo, exposições e loja de souvenires.

Vestígios da edificação de 1551.

Dizem que essa figueira tem mais de 100 anos.

A Casa da Torre Garcia D'Ávila.

A Capela de São Pedro dos Rates (pintada de branco) é a construção
mais antiga do Castelo que não está em ruínas.

Por dentro da Capela.

Amém!

Imagens sacras da Capela.

Ruínas da Casa da Torre.

Ó nóis aí!

Nas ruínas da Casa da Torre.

Obra de arte!

Perto de Praia do Forte, a cerca de 14 km, está Imbassaí, outro vilarejo do município de Mata de São João/BA. É um lugar que mistura matas, dunas de areia, rios e praia. Pura natureza!

Deixamos o carro no vilarejo e seguimos a pé até a ponte do rio Imbassaí. Nesse ponto, podemos ir até a praia pelos caminhos de areia ou em "jangadas" pelo rio. Quase na foz, nas areias entre o mar e o rio, estão localizadas as barracas de praia servindo de tudo: petiscos, almoços, bebidas, sorvetes, etc.

Quanto ao rio, é um dos pontos fortes, formando uma paisagem muito bonita a beira-mar, com seus contornos e sua foz.

A rede hoteleira não é tão grande como em Praia do Forte, mas tem algumas pousadas e um resort. Vale a pena conhecer.

Passeio de jangada até a praia.

A jangada!

Acabamos indo pelo caminho de areia...

As barracas de praia do lado do rio.

A foz do rio.

O rio Imbassaí, antes de chegar ao mar, forma uma bela lagoa.

O final de tarde estava maravilhoso!

Apareceu uma sereia por lá!

Ó nóis de novo!

O rio Imbassaí e suas curvas antes de chegar ao mar.

A imensa e bela lagoa que se forma no rio Imbassaí devido
ao represamento na sua foz.