Brasil, agosto 2016 - Jalapão, TO - A Cachoeira da Velha e a praia do Rio Novo

Hora de deixar o acampamento em direção a Palmas, com direito a paradas na Cachoeira da Velha e na praia do Rio Novo. 

No caminho passamos por uma antiga fazenda, que, segundo consta, teria sido comprada pelo colombiano Pablo Escobar sob a justificativa de plantar jojoba. Na verdade, servia de refinaria de cocaína. A fazenda foi desapropriada pelo governo e atualmente está abandonada. A pista de pouso antes utilizada pelo pessoal do tráfico ainda pode ser vista.

Pouco mais adiante está a Cachoeira da Velha. Dentro do Parque Estadual do Jalapão e já na área de visitação. A única entrada é pela passarela suspensa, a qual restringe o acesso, evitando assim danos ambientais.

Na forma de duas ferraduras - que só podem ser vistas em fotos aéreas, pois do ponto de visitação só podemos visualizar uma delas - a Cachoeira tem cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura. Há muitas pedras e o volume de água é grande, o que torna perigoso o local, não sendo permitido o banho. Apenas tiramos fotos e apreciamos a natureza.

























É possível ir da Cachoeira à praia do Rio Novo por uma trilha no meio da mata. Porém, há pouco tempo foi avistada uma onça com filhotes, que teria feito ali a sua toca. Assim, para não incomodar a onça e evitar ataques a turistas, a trilha está fechada. 

Seguimos para a praia do Rio Novo pela estrada. É uma pequena praia de areias brancas e finas, as quais se estendem até uma boa parte do rio, formando um banco de areia que deixa as águas mais rasas e calmas, mas é bom não descuidar da correnteza no meio do rio. A temperatura da água ali é mais fria do que dos outros locais que visitamos, provavelmente por ser o volume de água muito maior.

A praia tem uma parte bastante sombreada pelas árvores, proporcionando uma área agradável de descanso.















Logo nos chamam para o almoço. A hora de seguir viagem está próxima... A vontade é de retornar ao Safari Camp. Foram dias fantásticos!! Já estamos com saudades...



Nenhum comentário:

Postar um comentário