Chile, maio 2017 - Atacama - Tour astronômico


O clima seco e a altitude do Atacama fazem deste o local ideal para observações astronômicas.

Por tal razão, pertinho de San Pedro de Atacama, já na Cordilheira dos Andes, foi contruído o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, mais conhecido como ALMA.



Entrada para o ALMA.

O ALMA é um projeto de observação espacial que dispõe de 62 antenas instaladas a 5.000 metros de altitude e reúne pesquisadores de todo o mundo.

É possível visitar as instalações do projeto que ficam em altitude mais baixa, como a sala de controle, os laboratórios, as antenas de manutenção e um transportador de antenas. Para fazer a visita basta preencher o formulário disponível no site oficial do ALMA e no dia escolhido aguardar o ônibus no horário e local indicados. 

Como a visita ao ALMA é feita durante o dia, não é possível observar os astros. Mas perto de San Pedro há vários observatórios menores que oferecem tours astronômicos. 

Fomos ao AlarkapinA noite estava perfeita, sem nuvens e sem vento.

O tour ocorre em três partes. Na primeira parte ficamos em uma sala em que havia cadeiras confortáveis, mantas, vinho e chocolate quente. Ali vimos um vídeo e recebemos informações sobre a forma como os atacameños observavam o céu, que é bem distinta da nossa. Basicamente, nós focamos nas estrelas e eles no céu profundo - espaços escuros, nos quais não conseguimos enxergar o brilho das estrelas, por estarem distantes demais.

Na segunda parte fomos para fora (levando a mantinha, claro!) ver ao vivo o que havia sido descrito no vídeo. O guia utiliza um laser que facilita muito a localização dos pontos de referência no céu.

Por fim, na terceira parte fomos observar o céu através do telescópio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário