Colômbia, agosto 2011 - Cartagena de Índias - Ciudad Amurallada


Se você estiver com dúvidas de onde se hospedar em Cartagena, na parte moderna da cidade ou na parte antiga, não hesite, fique na parte antiga. Há bons hotéis, tanto dentro quanto fora das muralhas.
     
O centro histórico, que corresponde à cidade murada, é de uma beleza incrível. Suas construções mantém ainda o design do período colonial e do período inicial da República Colombiana. Percorrer suas ruas estreitas de paralelepípedos e suas praças nos remetem a um período distante, com um ar charmoso e sensual. E por toda parte há casarões coloridos com sacadas de madeira cobertas de flores.
  
Nosso hotel ficava fora da cidade murada, mas bem em frente da sua entrada. Nessa entrada havia uma grande torre, chamada Torre del Reloj.

A entrada da ciudad amurallada e a Torre del Reloj acima do portal.
  
Plaza de los Coches

O Hard Rock Café, que fica na Plaza de la Aduana.

A varanda do Hard Rock Café.

As belas varandas.

Ruas da ciudad amurallada.

Ruas da ciudad amurallada.

Ruas da ciudad amurallada.

Academia de Medicina, 1888.

Passamos 5 dias em Cartagena, e dedicamos três dias para passearmos pela cidade dentro da muralha. Percorremos a pé o tempo todo e pudemos ver detalhes das ruas e praças que somente em um caminhar despretensioso poderia proporcionar. É uma forma também de conhecer as lojas de artesanato, os museus, as igrejas, os restaurantes e bares, e toda sorte de atrações.

Ruas coloridas da ciudad amurallada.

Ruas da ciudad amurallada.
  
Bela casa com o portal de rocha calcária de antigos recifes de coral.

As belas varandas com flores.

Ao fundo, a porta lateral da Catedral de Cartagena.

Passeios de charrete.
  
Ruas da ciudad amurallada.
  
Uma típica cartaginense, mas a pose foi paga!

As belas varandas de madeira.

Ruas da ciudad amurallada.

Apesar de ser agosto, o clima estava muito quente e abafado. Eu sofri um pouco, mas a Carla adorou - não sei como aguenta tanto calor assim. O jeito foi me afogar em muita água, sucos e sorvete. Haviam vendedores de limonada pelas ruas e o interessante é que a acondicionavam em uma espécie de aquário, com muito gelo, e em cima de uma bicicleta. Mas dessa não tive coragem de beber...

Vai uma limonada geladinha aí?!
  
Os belos recantos do centro histórico.

As belas casas e suas cores quentes.

Ruas da ciudad amurallada.
  
Ruas da ciudad amurallada. 

O Teatro Heredia.

A gastronomia colombiana mistura receitas espanholas com sabores africanos e indígenas, resultante da intensa miscigenação ocorrida naquele país. Eu e a Carla somos suspeitos quando se trata dos sabores do mar, somos apaixonados por peixes e toda sorte de frutos do mar (hummm... camarões!). Mas, experimentamos também o surpreendente arroz con coco, um prato que combina o arroz, o coco, azeite, titote - um tempero regional - e o doce do açúcar branco para o Arroz Blanco de Coco ou do mascavo para o Arroz de Coco Negrito. Combinado com um belo pescado ou camarões, resulta numa mistura incrível do sabor doce e do salgado.
    
Não deixe de conhecer o elegante El Santísimo Restaurante, que combina a cozinha francesa com a caribenha, resultando em pratos de sofisticados sabores.
    
O restaurante Torre Luna.
  
O inesquecível arroz de coco do Torre Luna!

O Restaurante El Santísimo.

Visitamos o Museo Histórico de Cartagena de Indias, que fica no antigo Palacio de La Inquisición, onde funcionava o Tribunal de Santo Ofício de la Inquisición (Espanha, 1478 a 1834), um prédio do século XVII e reformado no século seguinte. O seu acervo possui diversas peças da época, mas o que nos impressionou foram os equipamentos e objetos usado na tortura dos hereges para obtenção de confissões e como forma de "penitência"! 

Embora essa inquisição justificasse suas práticas em fins religiosos, entendo que se tratava mais de um mecanismo político para manutenção da supremacia do rei e da própria Igreja. 

Nos outros andares do prédio encontram-se exposições de objetos da cultura africana e objetos da cultura espanhola da época colonial. O museu localiza-se em frente da Plaza de Bolívar, dentro da cidade murada. 

A entrada do Palacio de La Inquisición.

Equipamentos de tortura!

Equipamentos de tortura!
  
Faltou alguém "especial"!

A entrada da prisão.

Local onde aconteciam julgamentos, a abertura era um tipo de
"acesso" para a prisão!

Por dentro da prisão.
  
Brinquedinhos que ficavam no pátio do Palacio de La Inquisición.

Um belo poço.

Um canhão montado sobre carreta.

O corredor do pavimento superior.

Cartagena também tem um museu de peças de ouro e da cultura pré-hispânica. O Museo del Oro Zenú - Zenú era o povo indígena que habitava a região de onde Cartagena faz parte - fica em um belo prédio colonial em frente da Praça de Bolívar, dentro da ciudad amurallada. Seu acervo é tão espetacular quanto o do Museo del Oro em Bogotá, que também pertence ao Banco de la República

O prédio do Museo del Oro Zenú.

Escultura em cerâmica.

Adornos de ouro.

 Brincos de ouro.

Uma coleção fantástica de brincos.

Mais dos belos brincos de ouro.
  
Uma ponta de bastão em ouro.

Escultura em ouro representando o jaguar (a nossa onça pintada).

Ficamos encantados com os objetos do metal precioso e intrigado com a riqueza dos seus detalhes pois foram feitos com ferramentas rudimentares. Há também em exposição objetos de cerâmica, como jarros, potes, tigelas, etc, e uma interessante espécie de carimbo, que com algum tipo de tinta faziam-se marcas pelo corpo que imitavam a pele do jacaré, um ser mítico para os habitantes da região.

Jarro em cerâmica.

Esculturas em cerâmica.

O carimbo e a representação da sua marca pelo corpo.

A marca que imitava a pele do jacaré.

O centro histórico de Cartagena, que corresponde a ciudad amurallada, foi declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.



  

2 comentários:

  1. Muito bacana o blog de vocês! E que dicas maravilhosas. Curti demais! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Que bom que gostou e obrigado pelos elogios!!!
      Nossa próxima postagem é sobre o Jalapão. Te aviso.
      Abraços
      Mauro e Carla

      Excluir