Brasil, agosto 2016 - Jalapão, TO - O Rio Novo

Normalmente a manhã do terceiro dia é destinada a prática da rafting nas corredeiras do Rio Novo, entretanto, nos meses de agosto e setembro a atividade está suspensa em razão de importantes ações com vistas à preservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) na região do Jalapão.

Assim, a atividade foi substituída por outras duas. A primeira, uma trilha no cerrado para ver o nascer do sol, a partir das 5h40.

A segunda, após o café da manhã, flutuação no Rio Novo, no trecho em frete ao Camp da Korubo, onde não existe a possibilidade de perturbarmos os patos. Colocamos os coletes salva-vidas e fizemos um trilha de cerca de 200 metros pela margem rio acima e nos jogamos na correnteza, descendo até a prainha do acampamento. Muito divertido!!! Repetimos três vezes, e só paramos porque sair da correnteza do rio para a praia exigia um esforço extra. Acho que estamos fora de forma...
  
A prainha do acampamento.

Preparados para o mergulho.

A caminho do ponto de largada da descida pelo rio.

As instruções.

A primeira descida do rio.

A água estava deliciosa.

Diversão pura.

Opa!

A galera descendo o rio.

Uma espécie de cavalo marinho e sua amazona!

A segunda descida.

Trem bão!

A galera de novo.

A chegada na prainha do acampamento.

A terceira descida.

Olha a pose!

"Nóis" na foto.

A água estava maravilhosa.

Uma experiência sensacional.

Acabou a brincadeira...

Um solzinho e uma relaxada.

Depois de tanto esforço (risos), está na hora de almoçar. E soa o gongo! No refeitório já estavam dispostos os pratos preparados para aqueles que gostam de carne vermelha, para os vegetarianos e para os veganos. As verduras, fresquinhas, foram colhidas na horta do acampamento. Tudo muito gostoso. 

Após o almoço, resolvemos fazer a trilha que margeia o rio. É uma trilha pequena, de cerca de 2 km, mas a cada passo dado, rio e paisagem a sua volta se transformam encantadoramente.

Como de hábito, não me contive e disparei insistentemente minha máquina fotográfica, capturando belas imagens.

O início da trilha do Rio Novo.

O caminho é muito bonito.

Vista para o Rio Novo.

Recantos.

Mais recantos.

O Rio Novo é de uma beleza estonteante.

A vegetação florida à beira do rio.

A bela Paepalanthus sp. à beira do rio.

Em diversos pontos aparecem pedras e corredeiras.

Detalhes das corredeiras.

Nós!

Lugar incrível.

A pureza e transparência das águas.


Mais adiante, ouvi o chamado do pato-mergulhão. Conseguindo localizá-lo, iniciei uma lenta aproximação e... mas isso é assunto de outra postagem. Acessem e vejam fotos incríveis. 

O Rio Novo perto da entrada do Parque.

Idem.

O Rio Novo ao amanhecer.

Na volta ao acampamento queríamos descansar, mas durante o dia é praticamente impossível ficar nas barracas, que ficam muito quentes em razão de haver poucas árvores altas em volta para proporcionar um bom sombreamento. O jeito foi ficar no redário até a hora do nosso próximo passeio: conhecer as dunas do Jalapão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário