Chile, maio 2017 - Atacama - Deserto ou Salar?


E comum ouvirmos falar do Deserto do Atacama e do Salar de Atacama. Às vezes confundimos as regiões trocando o nome de uma pela outra. Mas há uma diferença entre elas.


O Deserto do Atacama,  que está localizado no norte do Chile e com área maior do que 100.000 km², faz parte de uma grande região desértica que compreende também parte da Argentina, Bolívia e Peru.

Ele é considerado o mais seco e o de maior altitude do mundo e seu terreno é basicamente de solo sedimentar - rochoso e arenoso. O relevo vai de altitude mais baixas, quase ao nível do mar, até grandes altitudes, como os vulcões Licancabur e Ojos del Salado, com 5.916 e 6.893 metros de altitude, respectivamente.


O vulcão Licancabur ao fundo.

O vulcão Ojos del Salado.




















O Deserto do Atacama é um enorme depósito salino, pois era uma região que estava coberta pelo mar em tempos remotos. A região foi levantada pela colisão da Placa Tectônica de Nazca com a Placa Tectônica da América do Sul. O choque resultante levantou o oeste do continente sul americano. A formação da Cordilheira dos Andes faz parte desse processo.

Nas imagens a seguir, o branco não é neve e sim, sal!











Já o Salar de Atacama é uma parte do Deserto do Atacama, localizado ao sul de San Pedro de Atacama, com cerca de 3.000 km².

Possui lagoas formadas por chuvas e em alguns casos, por águas subterrâneas. Como o Salar de Atacama está entre a Cordilheira dos Andes, a leste, e a Cordilheira Domeyko, a oeste, suas águas ficam represadas. 

Após as chuvas, as águas que penetraram o solo carregam os sais para a superfície quando evaporam, deixando os terrenos com uma camada de sal e os lagos com uma alta concentração salina. Imaginem isso acontecendo por milhões de anos.


Lagoas de sal, e ao fundo o vulcão Ojos del Salado, na Cordilheira dos Andes.

A fundo o vulcão Licancabur, também na Cordilheira dos Andes.

Lagoas no Salar de Atacama.

No primeiro plano, sal que apareceu da evaporação da lagoa.

Lagunas escondidas de Baltinache e ao fundo a Cordillera de Domeyko.

Ainda as Lagunas escondidas de Baltinache.

Lagunas Piedras.

A Laguna Tebinquinche e ao fundo a Cordillera Domeyko.

Laguna Tebinquinche.

Laguna Tebinquinche.

Laguna Chaxa.

Laguna Chaxa.

Como é uma região muito seca, com a evaporação continuada das águas das lagoas, estas foram ficando com uma concentração de sal ainda maior. Os flamingos adoram, pois é um ambiente propício para o crescimento de pequenos crustáceos, dos quais se alimentam!





Nenhum comentário:

Postar um comentário