Chile, maio 2017 - Atacama - Povoados próximos


Socaire

O pequeno poblado de Socaire, com aproximadamente 400 habitantes, fica no caminho para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. Está distante cerca de 80 quilômetros ao sul de San Pedro de Atacama e a 3500 metros do nível do mar. 

Para relembrar, poblado significa pequeno povoado, um pequeno vilarejo.

Ali visitamos uma antiga e pequena igreja, principal patrimônio histórico da região. Ela foi construída de frente para um vulcão, de forma a permitir que aqueles que não estivessem em condições de subir para fazer suas oferendas, pudessem fazê-lo ali. Esta foi a forma encontrada pela religião católica, nos primórdios da colonização chilena, para atrair e catequizar o povo atacamenho.




 


O altar da igreja.

Em Socaire, onde a agricultura é de subsistência, vimos terraços nas encostas e declives, destinados ao cultivo de batata, quinoa, milho, etc. 

Os terraços para cultivo.

Planta da quinoa.

Detalhes da inflorescência da quinoa.


O belo capim da região!

Outro belo capim da região!

Nesse dia, na volta dos passeios, almoçamos em um restaurante em Socaire, que fica à margem da estrada. O lugar era bastante simples e não demos nada por ele quando chegamos, mas a comida servida estava muito boa. De entrada foi servida uma sopa de legumes e como prato principal eu comi um frango grelhado e a Carla comeu um aji de galinha, ambos deliciosos!

O grupo da excursão.

Toconao

O poblado de Toconao também fica no caminho para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas.

Fica perto de San Pedro de Atacama, cerca de 38 quilômetros ao sul e está a 2400 metro do nível do mar. Possui aproximadamente 800 habitantes.

Visitamos a praça central de Toconao no final da tarde, onde há uma pequena feira. Nessa praça, há também uma pequena igreja com um campanário, cuja construção original data do século XVIII.







Poblado de Machuca

Machuca fica no caminho para os Geysers del Tatio e está a 4.000 metros de altitude acima do nível do mar. Localizado ao norte e distante de San Pedro de Atacama em aproximadamente 45 quilômetros.


Vista do povoado da estrada.

Casas de pedra e adobe com telhados de palha.

A igreja ao alto.

Vista lateral da igreja.




A cidade tem cerca de 100 habitantes no verão, mas no inverno não restam mais de 10 pessoas no local. Ali o inverno é muito rigoroso!

No povoado há uma igreja, uma loja de artesanato e uma lanchonete, onde é possível comer espetinho de lhama e empanadas, além de bebidas diversas.

Como toda igreja católica, esta ficava na parte mais alta do povoado.

Visitamos Machuca na volta do passeio ao Geysers del Tatio. Estava nevando bastante e a temperatura em torno de 4 a 5 graus negativos.


Vista da estrada





Como a Carla havia sentido o mal de altitude no Geysers del Tatio, foi recomendado a ela tomar chá de chachacoma em Machuca, pois seria mais eficaz que o chá de coca. Realmente ela passou a se sentir melhor após ter tomado o chá, mas também já estávamos em uma altitude um pouco mais baixa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário